O impacto da suplementação na produtividade dos animais

Confira o post completo mais abaixo

Tire aqui todas as suas dúvidas sobre as vantagens de investir na suplementação animal para a melhoria da saúde dos seus animais e para o ganho de produtividade da sua criação.

São muitos os fatores que podem influenciar na quantidade e na qualidade das pastagens que alimentam os animais. Por exemplo, temperaturas muito altas ou muito baixas, além de alterar a velocidade do crescimento do pasto, podem alterar também a sua composição. O que pode ocasionar a perda de peso do rebanho e o aumento da predisposição para doenças oportunistas, e causar grande prejuízo para a criação. 

Nesses casos, a oferta de uma alimentação suplementar pode ser uma solução bastante eficiente para manter ritmo de crescimento, equilíbrio fisiológico e bom padrão nutricional dos animais, o que contribui para maior produtividade de carne e de leite. 

suplementação animal

Em tempos mais antigos, a forma mais comum de suplementação era baseada no uso de sal branco, mas atualmente, os pecuaristas podem contar com muitos produtos diferenciados e ricos em proteínas e minerais. Visando, assim: 

– Ganho de peso; 

– Melhora da imunidade do rebanho; 

– Aumento da taxa de lotação dos pastos e capacidade total de produção por área. 

Além de encurtar o tempo de abate.

Há pesquisas bastante atuais que indicam que a cada R$ 1 que o pecuarista investe em suplementação para o gado, obtém o retorno de pelo menos R$ 2. Isso torna a suplementação bastante vantajosa, em termos financeiros.

O que preciso saber antes de investir em uma estratégia de suplementação animal para meu rebanho?

Não é simples construir uma estratégia de suplementação, uma vez que é indispensável, para isso, conhecimento técnico e a escolha por produtos de qualidade. 

– Cálcio; 

– Sódio; 

– Magnésio; 

– Cobre;

– Enxofre; 

– Iodo; 

– Selênio. 

São alguns dos minerais indispensáveis para o enriquecimento da alimentação do gado e para a composição do leite, da gordura e da carne. 

No entanto, é fundamental que o pecuarista esteja ciente das necessidades específicas do seu rebanho antes de optar por um tipo de suplementação, bem como conheça as necessidades específicas de cada fase do seu desenvolvimento, seja a cria, a recria ou a lactação. 

Outra questão essencial para a escolha do suplemento adequado é a categoria do animal, assim como o sexo, peso e o potencial energético dos animais. 

É importante ressaltar, também, que a suplementação não é recomendada apenas em períodos de estiagem ou chuvas em excesso, mas sim durante todo o ano, garantindo o bom desempenho constante da produção.

Como escolher a melhor marca de suplementação para meus animais?

Muitos são os fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma marca de suplementação para a sua criação. Esse campo do mercado é bastante amplo, o que torna as opções bastante variadas. 

Além do baixo custo, opte por uma marca que ofereça qualidade, comprometimento com o meio ambiente e bastante atenção ao que é exigido pela legislação vigente, dispondo de profissionais técnicos disponíveis para auxiliá-lo quando necessário e oferecendo produtos sem riscos à saúde da sua criação e daqueles envolvidos no processo de criação. 

Ainda tem dúvidas sobre as melhores estratégias de suplementação para a sua criação? Não se preocupe! Nós sabemos como ajudar você, saiba mais acessando o blog ou as redes sociais oficiais da Aggro.

Clique na imagem destacada do post para visualizar em tamanho grande