Sinais de que você precisar melhorar a alimentação do gado

Confira o post completo mais abaixo

O gado apresenta sinais de que você precisa melhorar a alimentação dele. Você sabia? Veja neste post, pois falamos alguns dos sinais que ajudam a perceber os impactos da má alimentação.

Formulação de uma dieta equilibrada é um dos grandes desafios do produtor de gado. Vacas, principalmente, apresentam mudanças na produção quando sua alimentação apresenta falhas. Saiba que há alguns sinais de que você precisa melhorar a alimentação do gado. Formulação de uma dieta equilibrada é um dos grandes desafios do produtor de gado. Vacas, principalmente, apresentam mudanças na produção quando sua alimentação apresenta falhas. Saiba que há alguns sinais de que você precisa melhorar a alimentação do gado.

Para isso se deve observar o comportamento e a saúde dos animais. A dificuldade de produtividade e o que causas as doenças são alguns dos sinais mais comuns. Por isso, veja o que falamos a respeito dos sinais e entenda o que falta para seu gado alcançar melhor desempenho

alimentação do gado

Presença de acidose ruminal

Acidose ruminal é uma doença contraída pelo gado, que resulta de uma alimentação mal direcionada. Alto teor de carboidratos e amidos na alimentação dos ruminantes pode alterar o seu metabolismo.

É preciso adaptar a alimentação do gado, pensando na microflora ruminal, a fim de evitar esses problemas. Isso afeta principalmente gado leiteiro, causando prejuízos ao produtor.

Excesso de peso

Presença de sobrepeso em vacas pode atrapalhar a sua reprodução. Normalmente, é sinal de que há muita gordura na separação do concentrado.

As consequências são: 

– Alteração no metabolismo; 

– Risco para doenças como acetonemia; 

– Entre outras. 

Além de prejudicar o sistema reprodutivo, pode influenciar na produção de leite.

Diferenças no teor de gordura do leite

A alimentação influencia diretamente no resultado do gado leiteiro. A prova disso é uma dieta com excesso de fibras ou carboidratos. Há, como consequência, fatores como dificuldade de absorção dos alimentos, entre outros problemas.

Tudo isso faz diferença na produção leiteira, alterando o teor de gordura, diminuindo a produtividade, enfim. A produção acaba por ficar desigual, em meio a um gado com problemas de produção.

Gado não alcança peso

O contrário do excesso de peso também pode acontecer, o gado pode ser alimentado e não engordar. Isso significa que há falhas na hora de compor a alimentação que, em algum ponto, não está sendo suficiente.

Um bom profissional da área pode ajudar a formular uma combinação ideal para que o gado alcance o peso necessário. Muitas vezes, na intenção de diminuir os custos, o produtor acaba por deixar o substrato insuficiente.

Intoxicação dos animais

Além de errar na combinação na hora de alimentar os bovinos, pode ser que a procedência do alimento não seja de confiança. Um sinal disso é a contaminação dos animais por meio do alimento.

A origem desses produtos pode fazer toda a diferença não só na qualidade da alimentação, como também evita prejudicar a saúde do gado. Por isso é preciso identificar os produtos de boa procedência.

Agora você consegue entender o quanto a alimentação pode influenciar na sua produção. Além disso, sabe os sinais de que você precisa melhorar a alimentação do gado.

Seja em relação à combinação de substrato ou na troca do fornecedor, é preciso ter atenção a esses fatores. Não se esqueça também de contratar um profissional para dar as proporções corretas para alcançar os resultados que você deseja com o gado.

Gostou? Entre em nosso blog ou redes sociais e saiba mais sobre o assunto!

Clique na imagem destacada do post para visualizar em tamanho grande