As melhores receitas de ração para os bovinos

Confira o post completo mais abaixo

A suplementação mineral correta pode ser o ingrediente que faltava para alimentar a produtividade do seu rebanho. Leia nosso texto e descubra quais são as melhores receitas de ração para o seu rebanho.

A ração é um dos itens mais importantes para a manutenção de um rebanho. Animais não vão atingir todo o seu potencial produtivo sem uma nutrição de qualidade. Para conseguir os resultados esperados, o produtor precisa das melhores receitas de ração.

Essas receitas de ração devem levar em consideração as necessidades do rebanho, os produtos disponíveis na região e a sua finalidade. Por exemplo, ração para: 

– Engorda; 

– Produção de leite; 

– Complementação de nutrientes durante o inverno.

Além disso, utilizar as receitas de ração pode gerar uma economia para os produtores. Isso porque produzir a própria ração dentro da propriedade é mais barato do que comprar o produto pronto para uso.

ração para bovinos
Farmer woman is feeding the cows. Cow eating grass

Sal Proteinado

Uma das misturas mais utilizadas pelos produtores é a do Sal Proteinado. Essa ração pode ser oferecida ao rebanho durante todo o ano. Isso pois, funciona como uma excelente complementação nutricional, principalmente, no período de seca.

A popularidade dessa receita de ração se deve, também, à facilidade com que seus ingredientes podem ser encontrados pelo país. Além de ser um produto economicamente viável.

A fórmula é a seguinte:

– Farelo de soja: 40 kg;

– Fubá: 30 kg;

– Sal Branco: 25 kg;

– Suplemento Mineral Aggro Prothem: 10 kg;

– Ureia: 12 Kg.

Lembrando que essa mistura deve ser oferecida ao rebanho seguindo a proporção de 0,2%, em relação ao peso vivo do animal. Ou seja, 200 gramas para cada 100 quilos de peso.

Receitas de ração

Leite

Além de complementar as necessidades alimentares do rebanho, as rações “caseiras” também podem auxiliar no aumento da produção. Esse é o caso dos dois concentrados apresentados a seguir. 

Ambos podem ser feitos dentro da propriedade, sendo que aquele que apresenta a maior quantidade de proteína é o mais indicado para os períodos de seca.

Concentrado com 18% de Proteína Bruta: (Receita para 100 kg de concentrado)

– Farelo de Soja: 27 kg;

– Fubá: 69 kg;

– Suplemento Mineral Aggro Leite: 4 kg.

Concentrado com 24% de Proteína Bruta: (Receita para 100 kg de concentrado)

– Farelo de Soja: 43 kg;

– Fubá: 53 kg;

– Suplemento Mineral Aggro Leite: 4 kg.

Engorda

Além das receitas de ração para complementar a alimentação e ajudar na produção de leite, também existem aquelas voltadas para a engorda do rebanho. 

Essas rações são oferecidas aos animais em conjunto com as pastagens. Sendo assim, seu objetivo é garantir que os animais cheguem ao peso ideal de abate, mesmo no período da seca.

A receita da ração de engorda é a seguinte. Lembrando que indica a quantidade de cada ingrediente, em porcentagem, em relação ao total de ração que será produzida.

– Fubá: 78,94%;

– Farelo de Soja: 16,49%;

– Ureia: 1,69%;

– Sulfato de Amônia: 0,30%;

– Suplemento Mineral Aggro Peso: 1,24%;

– Calcário Causídico: 1,29%;

– Ionóforo: 0,05%.

Acesse o blog ou as redes sociais e conheça todos os produtos que a Aggro pode oferecer para o seu rebanho. Marque uma visita com um dos nossos franqueados.

Clique na imagem destacada do post para visualizar em tamanho grande